Em agosto de 2013, a escola realizou a tão esperada Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente com o tema "Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis". Os assuntos abordados foram água, terra, ar e fogo. As atividades de preparação foram intensas, houve uma "disputa" ordeira para se realizar o melhor trabalho: muitas palestras, vídeos, experiências científicas, simulações de fenômenos naturais, visitas a órgãos públicos e instituições privadas, confecção de camisas temáticas, faixas, cartazes, folders e lembrancinhas. Por fim, no fechamento da conferência, a dificuldade para se eleger o melhor trabalho foi enorme, mas ficou a cargo da platéia o veredicto final elegendo o grupo da aluna Emili Quele, 9º Ano D, com o tema "fogo" como o grande vencedor. O corpo gestor da escola, assim como as coordenadoras pedagógicas, coordenadora de ensino e professores foram de um empenho ilimitado, muitas vezes assistindo os alunos no contraturno a fim de permitir que os trabalhos preparatórios pudessem ser realizados a contento. Parabéns a todos pelo esforço coletivo de fazer a diferença entre os nossos educandos.
Nossa cantora Beatriz e seu músico animando a Conferência.
Uma foto com a diretora
Apresentação do grupo da água
Oitavos Anos
Equipe do tema "água"
Alguns professores
Plateia numerosa e animada
Descontração
Equipe de professores
Hora da decisão - representantes dos quatro grupos
Uma foto com a líder da equipe vencedora
Emili Quele, representante do grupo vencedor
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: Contra o preconceito
Em dia 20 de novembro, comemora-se o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Em 2013, a data foi comemorada com uma vasta programação em sala de aula, na quadra coberta e no pátio da escola, o que incluiu vídeos, fotos, redações, paródias, apresentações teatrais, jograis, músicas, cartazes e dança da capoeira. Foram dias de reflexão e combate a qualquer tipo de preconceito não só contra as maiorias - as pessoas de pele morena e/ou negra - como também contra as minorias, como gays, lésbicas, travestis e congêneres. Religião, ética e moral não têm cor e nem sexo.
Zumbi dos Palmares - imagem do google
Apresentação teatral
Jogral
Desfile "animal"
Cartaz de reflexão
Dança da capoeira
Capoeira
Poesia e redação
Parte da plateia
Desfile "animal"
NOSSA VELOCISTA
Em novembro de 2013, a aluna MARIA BEATRIZ ALEMÃO LIMA, do 6º Ano D, cuja visão está totalmente comprometida, foi a São Paulo representar o Acre e Cruzeiro do Sul nas paraolimpíadas estudantis como velocista dos 100 e 300 metros e arremesso de pelotas. Representou muito bem nossa escola, a cidade e o estado, alcançando o 3º lugar nos 100 metros da fase nacional, concorrendo com todos os outros estados da federação. Parabéns a nossa querida "Bia" pela dedicação e treinamento. A escola se mobilizou e promoveu uma rifa para custear a viagem da mãe da Beatriz para que a mesma pudesse acompanhá-la. Nosso obrigado ao professor Núbio Pereira da Silva que treinou nossa atleta e a acompanhou em seus momentos de superação e glória.
Aluna Beatriz, no meio, segurando o banner.
Grupo de colegas da APAE
Alunos e professores APAE
COMBATE À PEDOFILIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES
Em maio de 2013, a escola recebeu a visita do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) que apresentou vídeos e ministrou palestras para várias turmas sobre doenças sexualmente transmissíveis e exploração sexual de crianças e adolescentes. Um dos temas abordados foram as hepatites virais, principalmente a hepatite B que acomete grande parte de nossos adolescentes e jovens. Especialistas calculam que a hepatite B pode ser cem vezes mais contagiosa que a AIDS. Enquanto o vírus da AIDS pode viver por algumas horas em temperatura ambiente, o da hepatite pode sobreviver por até sete dias. O ciclo de palestras e orientações culminou com uma grande passeata pelas ruas de Cruzeiro do Sul com cartazes e faixas contra a pedofilia e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Houve uma programação na praça do Centro Cultural com participação de autoridades, professores, alunos e a banda de música do 61 BIS. A aluna Maria Vanessa, do Nono Ano "C" foi premiada por ser autora de uma bela redação pertinente aos temas abordados.
Equipe de palestrantes do CREAS
"Bia" e Alessandro, 6º Ano C", são irmãos e cegos e estavam atentos aos palestrantes.
A aluna Luara Rosas, 9º B, concede entrevista à Rádio e TV Juruá.
A aluna Maria Vanessa, 9º Ano "D", também é entrevistada.
Parte da equipe de professores da escola São José
A aluna Maria Vanessa, 9º Ano "D", recebe sua premiação.
Nos oitavos anos, os alunos estudam o corpo humano e sua
anatomia assim como os sistemas de reprodução tanto dos seres humanos como dos
animais em geral. Visitaram o laboratório de Biologia da UFAC, Campus Floresta,
onde, conversando com os professores locais e utilizando os equipamentos
disponíveis, adquiriram mais conhecimento e aprofundaram os temas
posteriormente em sala de aula. A interação da escola com outras instituições
vem trazendo resultados positivos na formação de nossos alunos. Que continue
assim e parabéns aos professores que buscam auxílio e parcerias.
VISITA AO DEAS (DEPARTAMENTO ESTADUAL DE ÁGUA E SANEAMENTO) E AO LIXÃO DE CRUZEIRO DO SUL
Nossos pequenos dos terceiros anos visitaram o DEAS em 2013 e coletaram informações importantes sobre o ciclo de tratamento de água para o consumo humano. O cuidado com o uso racional da água é uma preocupação mundial. A Amazônia possui a maior reserva de água doce do mundo. Infelizmente, a ocupação desordenada das margens de igarapés e rios, a poluição permanente dos mananciais de água e o desmatamento causam sérios riscos ao abastecimento das populações ribeirinhas e dos centros urbanos. Faz-se necessário cuidar bem desse “tesouro” e, felizmente, nossas crianças estão crescendo com uma mentalidade de preservação ambiental apurada e bem diferente da mentalidade da geração atual. A visita ao lixão demonstrou que ainda estamos muito longe de dar um tratamento adequado ao lixo produzido na cidade, não existe coleta seletiva e nem um programa de reaproveitamento de todo material reciclável, ainda somos uma cidade do futuro que tripudia o seu presente. Enterrar o lixo não é tratar o lixo. As chuvas abundantes de nossa região em contato com dejetos contaminam os lençóis freáticos tornando a água imprópria para o consumo humano. Além disso, o lixo produz ainda o gás metano que eleva as temperaturas globais potencializando o efeito estufa. A ordem é preservar e garantir que o ser humano viva em total harmonia com a natureza.
Os alunos dos segundos anos também foram medalhistas por mérito. Pela primeira vez, nossos pequenos disputaram vagas de aluno cinco estrelas e brilharam muito no ano de 2013. Aos poucos, eles vão compreender os sentido de ser aluno cinco estrelas. Os alunos cinco estrelas são modelos para os demais. Há que se incentivar quem obtém bom desempenho acadêmico e estimular os demais a também ingressar no rol dos bem-sucedidos. A entrega das medalhas teve especial participação dos artistas Jânio Teixeira e Ana Alice Teixeira com algumas apresentações musicais.
Professoras também receberam suas medalhas pelo bom trabalho realizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário